Alunos do 5º ano D da Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes discutem sobre o Dia Internacional da Mulher através do uso de mídias
Professora Daiana Bach, 5º ano D. Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes.
Durante o mês de março, os alunos do 5º ano D da Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes, juntamente com a professora Daiana Bach realizaram diversas atividades buscando aprofundar o conhecimento sobre a data em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher.
Primeiramente, a professora orientou os alunos que deveriam pesquisar fazendo uso das mídias o motivo de comemorarmos o Dia Internacional da Mulher em 8 de março, após a pesquisa, os alunos compartilharam suas descobertas em sala de aula.
Logo após, iniciou-se a leitura do livro “Malala, a menina que queria ir para escola”, cada dia a turma lia um ou dois capítulos. A professora relatou que as crianças ficavam muito curiosas para saber o que aconteceria e sempre a lembravam do momento de leitura. Finalizando a leitura, houve uma discussão sobre as condições de vida das meninas no Paquistão e também das desigualdades entre homens e mulheres no mundo todo.
Pensando nas conquistas e luta pela igualdade entre os gêneros, os alunos confeccionaram um LAPBOOK sobre “As mulheres que mudaram o mundo” e conheceram um pouco mais sobre a história de outras mulheres que contribuíram para sociedade. As crianças também confeccionaram um marca página para presentear uma mulher que fosse sua inspiração, incentivando a leitura e busca pelo conhecimento.
Para finalizar, os alunos realizaram entrevistas com mulheres que eles admiravam (as entrevistas poderiam ser gravadas ou escritas) e foram apresentadas em sala de aula.
O uso das mídias, bem como as discussões e trocas de informações em sala de aula, bem como com a família foram fundamentais para a realização desta proposta, pois os alunos precisam aprender desde cedo a compreender realidades diferentes, buscar informações em fontes confiáveis e respeitar a todos independente do gênero, classe social, etnia, entre outras diferenças.
Primeiramente, a professora orientou os alunos que deveriam pesquisar fazendo uso das mídias o motivo de comemorarmos o Dia Internacional da Mulher em 8 de março, após a pesquisa, os alunos compartilharam suas descobertas em sala de aula.
Logo após, iniciou-se a leitura do livro “Malala, a menina que queria ir para escola”, cada dia a turma lia um ou dois capítulos. A professora relatou que as crianças ficavam muito curiosas para saber o que aconteceria e sempre a lembravam do momento de leitura. Finalizando a leitura, houve uma discussão sobre as condições de vida das meninas no Paquistão e também das desigualdades entre homens e mulheres no mundo todo.
Pensando nas conquistas e luta pela igualdade entre os gêneros, os alunos confeccionaram um LAPBOOK sobre “As mulheres que mudaram o mundo” e conheceram um pouco mais sobre a história de outras mulheres que contribuíram para sociedade. As crianças também confeccionaram um marca página para presentear uma mulher que fosse sua inspiração, incentivando a leitura e busca pelo conhecimento.
Para finalizar, os alunos realizaram entrevistas com mulheres que eles admiravam (as entrevistas poderiam ser gravadas ou escritas) e foram apresentadas em sala de aula.
O uso das mídias, bem como as discussões e trocas de informações em sala de aula, bem como com a família foram fundamentais para a realização desta proposta, pois os alunos precisam aprender desde cedo a compreender realidades diferentes, buscar informações em fontes confiáveis e respeitar a todos independente do gênero, classe social, etnia, entre outras diferenças.
Comentários
Postar um comentário