Brasil, um país de muitas cores e sabores

Professora Daiana Bach, 5º ano D. Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes.


O nosso país tem uma grande diversidade cultural e foi composto inicialmente por três povos: os indígenas, os negros e os europeus. Instigando a importância de conhecermos nossa história para valorizarmos e respeitarmos as diferentes culturas, bem como, nos reconhecermos como povo brasileiro, os alunos do 5º ano D da Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes, orientados pela professora Daiana Bach se debruçaram sobre o tema e desenvolveram diversas atividades.

Inicialmente foi preenchido um resumo de cada cultura por meio de pesquisa em livros e recursos digitais, em seguida, a professora apresentou alguns vídeos sobre as culturas e os alunos realizaram a leitura e discussão de reportagens que envolvessem o assunto.

Dando continuidade as atividades, Maria Isabel Correa foi convidada para compartilhar seu conhecimento sobre os povos indígenas e sua experiência na luta pelos direitos dos povos indígenas, com ênfase nas mulheres. A convidada relatou as dificuldades deste povo e abordou a importância de respeitarmos e preservarmos nossa fauna e flora, pois é algo muito preocupante e já estamos vivenciando as consequências das queimadas e desmatamento. “Foi um momento de muito aprendizado e troca de experiencias,” ressaltou a professora.

Para finalizar, os alunos organizaram uma feira cultural juntamente com os demais 5º anos da escola. A turma do 5º ano D abordou os povos indígenas, enquanto as demais turmas abordaram sobre os negros e europeus. As equipes falaram sobre brincadeiras, comidas, artesanato, plantas medicinais, lendas, músicas, danças e terras indígenas.

Na ocasião, os pais foram convidados a prestigiar, juntamente com todas as turmas da escola, teve a degustação de mandioca – uma comida oriunda dos povos indígenas e de chá medicinal, finalizando com a apresentação da música Depende de Nós enfatizando a necessidade de pensarmos em estratégias para a preservação da natureza, um dos principais lemas dos povos indígenas.

As atividades proporcionaram o desenvolvimento da criticidade, oralidade e compreensão de diversas culturas, pois é necessário conhecer para aprender a respeitar.
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura de forma prazerosa

Atividades alusivas ao aniversário do Município de Palmeira

Aprender brincando, todo mundo sai ganhando!