Criação e apresentação de paródia musical em homenagem ao Dia do Pedagogo, comemorado em 20 de maio.
Professora Nizia Aparecida Rigoni de Freitas, 5º ano A. Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes.
Os alunos do 5º ano A da Escola Integrada, da professora Nizia Aparecida Rigoni de Freitas, foram orientados a escolher uma música conhecida para produzirem uma paródia em forma de poema, uma nova letra para a música, com foco no trabalho das pedagogas, seu carinho, dedicação e importância na vida escolar dos alunos.
Entre tantas músicas citadas pelos estudantes, a turma escolheu a música “De Zero a Dez do Carrossel”. Foi passado o clipe da música para os alunos assistirem, na sequência fizeram a transcrição da letra da música no caderno. Após foi trabalhado o gênero textual poema explicando as suas características como: versos, estrofes, rimas e linguagem figurada.
Depois da explicação e leitura de exemplos iniciamos a produção do texto coletiva na lousa. Com auxílio da professora os alunos discutiram ideias, sugeriram versos, rimas, trabalhamos juntos para compor a letra de forma coerente. destacando o papel das pedagogas na escola. A produção de paródias em grupo foi uma forma divertida e de muito aprendizado.
Após finalizada a letra, os alunos com apoio da professora, criaram uma coreografia, com movimentos coordenados que representavam trechos da música respeitando o ritmo e a melodia da música. A dança foi pensada de forma simples, permitindo que todos participassem.
Durante a semana, as crianças também produziram poemas: quadrinhas, com apoio da professora, para declamarem no dia da apresentação da paródia em homenagem as pedagogas da escola.
A atividade iniciou com explicação do que são quadrinhas. (poemas curtos compostos de quatro versos) foram apresentados exemplos simples, em seguida os alunos criaram suas próprias quadrinhas com o tema Dia do Pedagogo. As crianças produziram individualmente, expressando o carinho e gratidão pelo trabalho das pedagogas Daiana e Grasiele.
Os ensaios aconteceram ao logo de alguns dias, foram momentos de muita alegria, interação e criatividade. Os alunos demostraram comprometimento em todas as atividades realizadas. A turma demostrou muito entusiasmo e empolgação.
As apresentações foram realizadas no salão da escola com a presença de outras turmas, professoras e equipe pedagógica, os alunos demonstraram orgulho em homenagear as pedagogas da escola.
A turma demostrou excelente envolvimento em todas as etapas realizadas. O trabalho em grupo foi um destaque positivo, pois os próprios estudantes dividiram tarefas, ensaiaram juntos e ajudaram uns aos outros nos momentos de dificuldade.
As atividades proporcionaram uma experiência afetiva, trabalho em equipe, criatividade, em uma homenagem singela, mas cheia de significados e aprendizado.
Os alunos do 5º ano A da Escola Integrada, da professora Nizia Aparecida Rigoni de Freitas, foram orientados a escolher uma música conhecida para produzirem uma paródia em forma de poema, uma nova letra para a música, com foco no trabalho das pedagogas, seu carinho, dedicação e importância na vida escolar dos alunos.
Entre tantas músicas citadas pelos estudantes, a turma escolheu a música “De Zero a Dez do Carrossel”. Foi passado o clipe da música para os alunos assistirem, na sequência fizeram a transcrição da letra da música no caderno. Após foi trabalhado o gênero textual poema explicando as suas características como: versos, estrofes, rimas e linguagem figurada.
Depois da explicação e leitura de exemplos iniciamos a produção do texto coletiva na lousa. Com auxílio da professora os alunos discutiram ideias, sugeriram versos, rimas, trabalhamos juntos para compor a letra de forma coerente. destacando o papel das pedagogas na escola. A produção de paródias em grupo foi uma forma divertida e de muito aprendizado.
Após finalizada a letra, os alunos com apoio da professora, criaram uma coreografia, com movimentos coordenados que representavam trechos da música respeitando o ritmo e a melodia da música. A dança foi pensada de forma simples, permitindo que todos participassem.
Durante a semana, as crianças também produziram poemas: quadrinhas, com apoio da professora, para declamarem no dia da apresentação da paródia em homenagem as pedagogas da escola.
A atividade iniciou com explicação do que são quadrinhas. (poemas curtos compostos de quatro versos) foram apresentados exemplos simples, em seguida os alunos criaram suas próprias quadrinhas com o tema Dia do Pedagogo. As crianças produziram individualmente, expressando o carinho e gratidão pelo trabalho das pedagogas Daiana e Grasiele.
Os ensaios aconteceram ao logo de alguns dias, foram momentos de muita alegria, interação e criatividade. Os alunos demostraram comprometimento em todas as atividades realizadas. A turma demostrou muito entusiasmo e empolgação.
As apresentações foram realizadas no salão da escola com a presença de outras turmas, professoras e equipe pedagógica, os alunos demonstraram orgulho em homenagear as pedagogas da escola.
A turma demostrou excelente envolvimento em todas as etapas realizadas. O trabalho em grupo foi um destaque positivo, pois os próprios estudantes dividiram tarefas, ensaiaram juntos e ajudaram uns aos outros nos momentos de dificuldade.
As atividades proporcionaram uma experiência afetiva, trabalho em equipe, criatividade, em uma homenagem singela, mas cheia de significados e aprendizado.
Comentários
Postar um comentário